Páginas

Formação


O Batismo é o nascimento.

Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece.
No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus.
Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

Sacramento do Batismo
O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra".
Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são "invenções" da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criadas por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.
O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1, 2s). Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo. A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças.
'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo
Atos 2, 38-39: "Disse-lhes Pedro:. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'." E também outras passagens. (ver Atos 16, 15; Atos 16, 33; Atos 18, 8; 1Coríntios 1, 16)
Quando o batismo é válido?
O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero, diácono) - ou, em caso de necessidade qualquer pessoa (batizada) - derrama água sobre batizando, enquanto diz: "N..., eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Isso supõe a fé em Jesus Cristo, pois sem a fé o batismo não passa de uma encenação.
Mas não só o batismo na Igreja Católica é válido. O batismo de crianças ou de adultos realizados em algumas outras também o é. Batizam validamente: as Igrejas Orientais; a Igreja Vetero-Católica; a Igreja Episcopal (Anglicana) do Brasil; a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB); a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB); e a Igreja Metodista.
O batismo em outras Igrejas é válido se realizado com águas e na mesma fé, utilizando a fórmula trinitária. Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.
Jesus disse aos discípulos: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês" (Mt 28, 19-20). O Cristo Ressuscitado envia sua Igreja ao mundo, pois a salvação é oferecida a todos.
Para ser salvo, é preciso Ter fé em Jesus e segui-lo, mas ninguém segue Jesus sozinho. Pelo batismo passamos a fazer parte da comunidade dos seguidores de Jesus, participantes da vida de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
O batismo é um Dom de Deus para nós. Dom que nos torna filhos amados, e não apenas simples criaturas. Ele nos mostra que fomos feitos para a comunhão com aquele que é o Senhor de tudo e com o nossos irmãos, incluindo aquelas que acreditam em Jesus Cristo, mas não são católicos como nós.
O Batismo é o sacramento da comunhão de todos no Cristo. É isso que nos diz São Paulo: "Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo" (Gl 3, 27-28)

Batismos validos
São considerados válidos pela Igreja Católica os Batismos realizados em algumas Igrejas não católicas, conforme lista abaixo. Entretanto, exige-se dos batizados, se desejarem integrar-se na Igreja Católica, uma profissão de fé que seja formalizada em ato público perante a comunidade. Feita a Profissão de Fé antes de receberem a Eucaristia, o Sacramento da Crisma ou do Matrimônio, precisam confessar-se. É necessário que tragam da Igreja onde foram batizados um atestado de batismo.
São considerados válidos os Batismos realizados nas seguintes Igrejas:
Ortodoxas (são 17 as que estão em Comunhão com o Patriarca Ortodoxo de Istambul);
Episcopaliana (Anglicana, na Inglaterra);
Luteranas (os dois ramos);
Presbiterianas (Calvinistas, na Europa, com vários ramos, entre elas a Presbiteriana Unida e a Independente - IPU e IPI);
Metodistas (dois ramos);
Vétero-Católica (somente as ligadas, formalmente, aos Velhos Católicos da Holanda);
Congregacionais: Igreja Cristã do Brasil, Assembléia de Deus, Deus é Amor, Evangelho Quadrangular, Brasil para Cristo e outras tidas como "Pentecostais".
Batistas (são várias);
Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Batismo duvidosos ou nulos
Há sérias dúvidas quanto ao Batismo administrado nas seguintes Igrejas, devendo haver sempre o Batismo condicional ¹ antes da recepção dos Sacramentos da Penitência, Eucaristia e Matrimônio e, com maior razão, do Sacramento da Ordem, se for o caso:
Igreja Pentecostal Unida do Brasil (costuma batizar apenas "Em nome do Senhor Jesus" e não em nome de toda a Santíssima Trindade);
Igrejas Brasileiras (a ICAB  Igreja Católica Apostólica Brasileira.e as dela derivadas que, não raro, se auto-intitulam "apostólicas", "ortodoxas" etc.);
Igreja Mórmon ou dos Santos dos Últimos Dias.
Igreja Universal do Reino de Deus (segundo a orientação da assessoria canônica da CNBB, há dúvidas sobre a intenção deste grupo pentecostal).
¹ Havendo sérias dúvidas quanto à validade ou à recepção ou não do Sacramento, quanto à validade do Batismo recebido em outras Igrejas que não a Católica, (cf. abaixo), o Batismo deverá ser administrado condicionalmente: " NN ..., se não és batizado eu te batizo ...".
São certamente nulos os batizados feitos nas seguintes Igrejas ou Grupos Religiosos:
Testemunhas de Jeová;
Ciência Cristã;
Messiânica ou da Unificação do Reverendo Moon;
Cientologia; e grupos como os da Umbanda, Candomblé e outros menos conhecidos.

Para que existe o Batismo?
Adão e Eva pecaram gravemente, desobedecendo a Deus, querendo ser iguais a Deus. Foram, por isso, expulsos do Paraíso. Passaram a sofrer e a morrer. Deus castigou-os e transmitiu a todos os filhos de Adão, ou seja, a todos os homens, o pecado original. 
Mas Deus prometeu a Adão e Eva que enviaria seu próprio Filho, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que seria igualmente homem, para morrer na Cruz e pagar assim o pecado de Adão e Eva e todos os outros pecados.
Mas não basta que Jesus tenha morrido na Cruz.
É preciso ainda que essa morte de Jesus seja aplicada sobre as almas para que elas reencontrem a amizade de Deus, ou seja, se tornem filhos de Deus e tenham apagado o pecado original. 
Foi então para aplicar seu Sangue derramado na Cruz sobre nossas almas que Jesus instituiu o Sacramento do Batismo.
 


Quando foi que Jesus instituiu o Batismo?
Jesus instituiu o Batismo logo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por São João Batista.
O Batismo de João não era um Sacramento.
Só quando Jesus santifica as águas do Jordão com sua presença e que a voz do Pai se faz ouvir: "Este é meu Filho bem amado, em quem pus minhas complacências", e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba (foi então uma visão da Santíssima Trindade), é que fica instituído o Batismo.
Essa instituição será confirmada por Jesus quando Ele diz a seus Apóstolos: "Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Leia na Bíblia, no Evangelho de São Mateus, o Capítulo 3, Versículo 13.

Matéria e Forma
Jesus instituiu, então, o Batismo e determinou que seria usada a água como matéria desse Sacramento.
Foi também Jesus quem determinou a forma: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."
O rito da Batismo consiste assim em derramar água na cabeça da pessoa que vai ser batizada, ao mesmo tempo em que se diz a forma. Mas só isso não basta. É preciso ainda que o ministro tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja Católica no Sacramento do Batismo.
A Santa Igreja acrescentou também diversas orações preparatórias que completam a cerimônia. Quem já assistiu a um Batismo sabe que o Padre usa o sal bento, o óleo dos catecúmenos, o Santo Crisma, entrega a vela acesa aos padrinhos, veste a roupa branca no batizado e, principalmente, reza as orações contra o demônio, para que o pai da mentira nem se aproxime do batizado. Esse é o batismo Católico, o único instituído por Jesus, o único capaz de nos tornar filhos de Deus.

Os Ministros do Batismo:
² São ministros ordinários do Batismo: o Bispo, o Presbítero e o Diácono. Na ausência ou impedimento dos mesmos, os ministros extraordinários instituídos podem licitamente batizar. Em caso de perigo de morte, qualquer pessoa, movida por reta intenção, pode e deve fazê-lo (cf. Cân. 861, §).
Usando a água pura que será derramada na cabeça do batizando, tendo a intenção de fazer o que faz a Igreja e repetindo as palavras "Eu te batizo, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo", a pessoa batiza validamente, tendo cuidado de, caso o doente sobreviva, apresentá-lo à Igreja para fazer o registro da criança no livro de Batismo e complementar o Rito
Além da pessoa que está sendo batizada, do ministro que batiza, há também, na cerimônia do Batismo, os padrinhos, que seguram a criança. Normalmente escolhe-se para padrinhos um homem e uma mulher. Eles devem ser bons católicos, pois a função dos padrinhos é dar o exemplo, ajudar aos afilhados a aprender o Catecismo, a rezar, a conhecer e amar a Deus. São os padrinhos que respondem no nosso lugar as perguntas que o ministro faz durante a cerimônia.

Os efeitos do Batismo
O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração.
Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração
Apaga o pecado original.  Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. 
Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.
Por isso tudo, vemos que o Batismo é absolutamente necessário para a salvação.
Só entra no Céu quem for batizado. Mas para as crianças que morrem ser terem sido batizadas e não têm culpa, a Igreja as confia à misericórdia de Deus e na sua promessa de que queria que todos se salvassem (1Tim 2, 4) principalmente quando chama para si as crianças, que são praticamente os únicos seres puros de coração (Mc 10, 14).

RITO DO BATISMO

1.ACOLHIDA AOS PAIS, PADRINHOS FAMILIARES E AMIGOS.
2. SINAL DA CRUZ
3. RITO DA PALAVRA.
4. UNÇÃO PRÉ BATISMAL
5.RITO SACRAMENTAL
6. UNÇÃO PÓS BATISMAL 
7. VESTE BATISMAL
8.    RITO DA LUZ
9.    ENTREGA DO
10.  ÉFETA
11. ORAÇÃO PELAS CRIANÇAS, PAIS, PADRINHOS. BENÇÃO FINAL
12. DESPEDIDA.






1. ACOLHIDA AOS PAIS, PADRINHOS, FAMILIARES E AMIGOS
  
1.1. DIÁLOGO INICIAL:
S - Queridos pais e mães, vocês transmitiram a vida a estas crianças e as receberam como um dom de Deus, um verdadeiro presente. Que nome vocês escolheram para elas?
S - Queridos pais e mães, o que vocês pedem à Igreja de Deus para os seus filhos?
Resposta: o Batismo.
S - Pelo Batismo essas crianças vão fazer parte da Igreja. Vocês querem ajuda-las a crescer na fé, observando os Mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus?
Resp. Sim, queremos.
S - Padrinhos e madrinhas, vocês estão dispostos a colaborar com os pais em sua missão?
Resp. Sim, estamos.
S - E todos vocês, queridos irmãos e irmãs aqui reunidos, querem ser uma comunidade de fé e de amor para essas crianças?
Resp. Sim, queremos.

2.SINAL DA CRUZ
Após o diálogo introdutório em que os Pais pedem o Batismo para a criança, o ministro convida-lhes a traçarem o “Sinal da Cruz” na fronte da criança. 
Este gesto tem grande significação. Ele quer exprimir o primeiro encontro da criança com a fé em Jesus Cristo e na Salvação pela morte redentora do Senhor na Cruz.
Porque foi pela morte Dele que nos reconciliamos com o Pai Eterno e fomos inseridos na amizade da Santíssima Trindade.
O Sinal da Cruz relembra esta verdade histórica.
Assim, convidando os Pais a realizarem aquele gesto, o sacerdote está dizendo que a salvação de Deus vem à criança através da fé dos pais, pois eles, pelo Sacramento do Matrimônio, são constituídos mediadores entre Deus e o filho, exercendo a função sacerdotal.
Os Pais receberam de Deus pela própria missão criadora e pela graça do Sacramento do Matrimônio, o poder de abençoar os filhos.
Por isso, eles são convidados por Deus a adquirirem o costume de abençoarem os seus filhos enquanto pequenos e quando crescidos.

3.RITO DA PALAVRA.
- Gl 3, 26-28 - `Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo...`
- Salmo Responsorial - Sl 22 - O bom Pastor.
-Evangelho - Jo 3,1-6 - `Em verdade Eu vos digo se alguém não nasce da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus`
No caso em que houver Santa Missa, o Rito da Palavra será durante a liturgia da palavra.
Anúncio da Palavra de Deus”:
Ela ilumina com a verdade revelada os candidatos e a assembléia, suscitando uma resposta de fé. 
Como o Batismo significa libertação do pecado e do demônio, durante a celebração o celebrante pronuncia um ou vários exorcismos sobre o candidato.

4.UNÇÃO PRÉ BATISMAL
-O celebrante unge o peito da criança com o óleo, o que simboliza a força de Cristo entrando na vida dos batizados dizendo:
 “O Cristo Salvador te dê sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo em teu peito”. 
-
-Com o óleo dos catecúmenos  o espírito de Cristo deve penetrar na vida do cristão e fortalecê-lo na luta contra as forças do mal. 
-Como o óleo penetra na pele da criança, assim Cristo penetra na vida da pessoa, em especial no seu coração, já que a unção se dá no peito (sobre o coração).
-
-Os primeiros cristãos quando eram lançados aos leões na arena dos gladiadores, untavam o corpo para que não fossem seguros pelos inimigos e tivesse maior capacidade de luta;

5.RITO SACRAMENTAL
-Exortação do celebrante
-Oração sobre a água (se a água deve ser abençoada)
- Promessas do Batismo - renúncia a Satanás e Creio.
-Batismo
-Efusão ou Imersão



O Símbolo Batismal mais importante é a “Água”. 
 
No início do mundo o Espírito de Deus pairava sobre as águas, 
das quais emergem a terra e todos os seres vivos.
À semelhança do que aconteceu na criação, das águas do Batismo
santificadas pelo Espírito Santo emerge uma nova criatura.
A Mãe Igreja, pelas águas do Batismo, fecundadas pelo
Espírito Santo,dá à luz novos filhos. Jesus fala deste  
novo nascimento no diálogo com Nicodemos. (Jo3, 1-13)
A imagem do dilúvio e do Mar Vermelho confere outro significado à água do Batismo: a água destrói, mata, mas ao mesmo tempo é meio de salvação.
Como as águas do dilúvio submergiram um mundo pecador, e como as águas do Mar Vermelho afogaram a cavalaria do Faraó que perseguia o povo que fugia da escravidão, assim também as águas batismais destroem o pecado, afogam o inimigo,
exterminam e cancela o mal.
A destruição por sua vez é via para a libertação. No dilúvio foram poupados os justos; e das águas do Mar Vermelho saiu um povo livre e em festa.

Da mesma forma, das águas do Batismo sai uma pessoa purificada das culpas, libertada da escravidão do pecado e do demônio (terá as tentações do maligno como todas as criaturas, mas não será escravo de satanás).
Assim, a “Água” é apenas um Símbolo, ela não tem a força e nem o poder de purificar o pecado. É o Espírito Santo que nela atua em todos os acontecimentos e no momento do Batismo, Ele, com a força e o poder Divino destrói todo o mal que existe e proporciona a alegria de uma nova vida.

6.UNÇÃO PÓS BATISMAL
Na parte final do Batizado é feita a segunda “Unção com Óleo da Crisma”. No Antigo Testamento era comum ungir os sacerdotes, reis e profetas.
Também Cristo foi ungido pelo Espírito Santo de um modo muito especial.
 Então esta Unção quer significar que pelo Batismo nos tornamos
participantes do poder messiânico de Jesus.  E também, conforme a
primeira epístola de São Pedro (1 Pedr 2, 9-10) nos tornamos raça eleita
com Cristo, reis (rainhas), sacerdotes (sacerdotisas) e profetas (profetisas).
Profetas, porque participantes da salvação em Cristo, que deveremos anunciar a humanidade por palavras e exemplos de vida.
Mostrar que Deus é Amor através do verdadeiro amor pessoal.
Tornamo-nos sacerdotes.
 Não possuímos o sacerdócio ministerial com o poder de fazer a
Consagração na Santa Missa. 
Mas nos tornamos participantes do sacerdócio de Jesus,
pois participamos do novo povo de Deus na Nova Aliança,
sendo assim, parte de um povo sacerdotal capaz de oferecer
sacrifícios com Cristo.

Isto porque, recebemos nossa vida como precioso dom de Deus e assim,  devemos oferecê-la em retribuição, em ação de graças ao Criador.
Todo cristão pode e deve, em sua vida, orientar todas as coisas para Deus.
Por fim, pelo Batismo nos tornamos reis, possuidores do Reino de Deus.
Com Jesus vencemos a morte e o pecado e podemos participar da  própria vida de Deus.

7.VESTE BATISMAL
Simboliza que a criança no Batismo é revestida de
Cristo, nova criatura, livre da escravidão do pecado e
do demônio, filho de Deus.
Entre os gestos complementares do Batismo encontramos
 a entrega da veste branca.
Este gesto tem sua origem no Batismo dos Adultos
na Igreja primitiva.
Ao chegarem à fonte, antes de descerem à água, as pessoas
se despiam de suas vestes e eram ungidas.
Após professarem sua fé e serem batizadas na piscina, saíam da água e eram revestidas de uma veste branca, simbolizando uma vida nova, despidos de seus pecados e paixões, tornando-se uma criatura nova em Cristo.
A veste branca ou a veste nova no Batismo quer expressar que pelo Sacramento entramos numa nova vida e esperamos levar esta nova vida até a participação do banquete celestial, onde o Senhor nos quer encontrar com a veste nupcial da amizade de Deus.

8.RITO DA LUZ
É um gesto muito significativo. Na cerimônia do Batizado, o celebrante convida os Pais a acenderem no Círio Pascal a vela da sua criança e ele reza a oração: “Pais e Padrinhos, esta luz vos é entregue para que a alimenteis. Por isso, esforçai-vos para que esta criança caminhe na vida iluminada por Cristo, como filho da luz. Perseverando na fé, possa com todos os santos ir ao encontro do Senhor, quando Ele vier. Recebei a luz de Cristo!”
S - Recebam a luz de Cristo!
Resp. Demos graças a Deus!
Pelo Batismo somos iluminados, participamos da Luz que é Cristo. Não mais andamos nas trevas, pois somos filhos de Deus. A vela acesa pode significar também a nossa fé. Ela mantendo-se acesa mostra que não caminhamos nas trevas do inimigo.
Os Pais se tornam responsáveis para que a criança se torne luz para os outros em sua vida.

9.  ENTREGA DO SAL (opcional)
Vocês são o sal da terra e a luz do mundo.
Na vida das famílias o Sal tem duas grandes finalidades: “dar sabor” e “conservar” os alimentos.
Como Símbolo religioso o Sal significa: “ser o tempero, ser o exemplo” que estimulará os irmãos a caminhar na estrada do direito, da justiça e do amor fraterno; “dando sabor” ao apetite humano, para ter fome da Palavra de Deus.

Como derradeira notícia, no Catecismo da Igreja Católica
está escrito: “Jesus mesmo afirma que o Batismo é necessário para a salvação”.
Tanto é verdade que Ele ordenou a seus Discípulos que anunciassem o Evangelho e batizassem todas as nações conforme está escrito no Novo Testamento
(Mt 28, 18-20)(Mc 16, 15-16) (Lc 24, 46-47). 

A Igreja não conhece outro meio senão o Batismo para garantir êxito aos que querem entrar na bem-aventurança eterna.



10.ÉFETA (opcional)
É um rito facultativo, realizado logo após a entrega da vela acesa. É uma palavra aramaica que significa “abre-te”.
O Celebrante toca os ouvidos e a boca da criança, dizendo: 
O Senhor Jesus que fez os surdos ouvir e os mudos falar, te conceda que possas logo ouvir a sua palavra e professar a fé, para louvor e glória de Deus Pai”.

Pelo Batismo, o Senhor através do Espírito Santo, abre os ouvidos do batizando para que ouça e entenda a Palavra de Deus, solta a sua língua e lhe abre a boca para poder professar a sua fé.
Os Pais são os instrumentos desta mensagem, que por sua mediação deverão fazê-la chegar às crianças.

Na continuidade, os filhos atingindo o uso da razão poderão dizer: agora eu creio, porque eu mesmo conheço o Senhor Jesus Cristo.

11.ORAÇÃO PELAS CRIANÇAS, PAIS, PADRINHOS. BENÇÃO FINAL
12. DESPEDIDA